No próximo sábado (20), Dia Nacional do Ciclista, será lançada a Escolinha Itinerante de Trânsito, em Santa Maria. O evento está marcado para às 14h, na Praça do Mallet, na Avenida Liberdade. A escolinha foi viabilizada por meio de doações da comunidade e pela verba arrecadada com as multas de trânsito.
O principal objetivo da iniciativa é conscientizar crianças sobre a segurança no trânsito. Tendo como base a educação, agentes de trânsito devem ir até escolas públicas e privadas de Santa Maria para levar informações de forma lúdica. A escolinha ainda poderá atuar em eventos de empresas ou instituições que tiverem interesse.
Leia mais
Em um ano, Santa Maria arrecada R$ 3,6 milhões com autuações dos controladores de tráfegoBlitz educativa na Avenida Medianeira alerta para os cuidados do trânsitoEm apenas três horas, Santa Maria registra quatro acidentes de trânsito nesta quinta-feira
Recursos
A secretaria de Mobilidade Urbana do município já tem a maior parte da estrutura básica para o funcionamento do local, sendo o kit completo de sinalização da regulamentação de trânsito, mini semáforo, mini lombada, faixas de segurança, conjuntos de sinalização de advertência, de indicação e educativa, além de faixa de pedestres e cones de sinalização.
Ainda devem ser comprados itens de segurança para as crianças usarem enquanto estiverem participando da escolinha, como capacetes, luvas e joelheiras, itens obrigatórios de segurança para ciclistas.
Doações
Até o momento, foram feitas três doações para a escolinha:
Março – O empresário Luiz Carlos Fort e o vereador Givago Ribeiro (PSDB) doaram três bicicletas infantisMaio – O Sindicato dos Lojistas do Comércio de Santa Maria, o Sindilojas Região Centro, fez a doação de três bicicletasAgosto – O Centro de Formação de Condutores (CFC) Viacentro realizou a doação de um triciclo, de um quadriciclo e de duas motocas
Doações realizadas na última terça-feira pelo CFC Viacentro. Foto: João Vilnei (prefeitura de Santa Maria)
Verba das multas de trânsito
O restante dos materiais que compõem a estrutura da escolinha foi adquirido por meio da verba arrecadada com as multas de trânsito.
No mês de junho, os controladores de tráfego completaram um ano do começo das autuações em Santa Maria. No total, foram mais de 94 mil multas aplicadas, conforme dados que correspondem até junho de 2022.
Foto: Marcelo Oliveira (Diário)
O resultado disso para os cofres públicos foi uma arrecadação de cerca de R$ 3,6 milhões, valor referente às autuações feitas por agentes de trânsito, da Zona Azul, além dos controladores.
Segundo o secretário de Mobilidade Urbana, Orion Ponsi, o montante que fica no município equivale a aproximadamente 30% do total. O restante é destinado ao Departamento de Trânsito (Detran) e à União.
Saiba como doar
Pessoas interessadas podem contribuir com doações de bicicletas. Mais informações sobre doações podem ser obtidas a partir dos telefones da secretaria de Mobilidade Urbana: (55) 3921-7271 e 3921-7148.
Com informações da prefeitura de Santa Maria
Leia mais notícias